O Nubank nasceu para mudar o mercado financeiro e ajudar as pessoas a assumirem o controle sobre as suas próprias finanças. Em maio, atingimos 100 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia – um marco que representa a principal estratégia do negócio, que é colocar as pessoas no centro. A nossa última divulgação de resultados para o mercado mostra que esse também é o caminho para a construção de uma empresa sólida e eficiente: no primeiro trimestre de 2024, a Nu Holdings, empresa controladora do grupo Nubank, atingiu um lucro líquido de US$ 378,8 milhões.
Segundo os resultados, divulgados no dia 14 de maio após o fechamento do mercado, o Nubank está alcançando altos níveis de lucratividade e eficiência: somente as operações no Brasil apresentaram rentabilidade sobre patrimônio superior a 40%. E o índice de eficiência da empresa atingiu 32,1%, o que fortalece a posição do Nu como uma das empresas mais eficientes da América Latina.
Buscamos acima de tudo ser transparentes com nossos clientes. Sabemos que as pessoas depositam sua confiança no Nubank, e estes resultados mostram nossa capacidade de desenvolver cada vez mais produtos e serviços que impactem a vida dos nossos clientes.
O relatório completo dos resultados do primeiro trimestre, e dos trimestres passados, estão disponíveis no nosso site de Relações com Investidores. Confira, abaixo, mais informações sobre alguns destaques dos últimos resultados do Nu.
Nubank alcança 100 milhões de clientes: saiba como chegamos até aqui
Aumento da base de clientes com crescimento de receita e de engajamento
No primeiro trimestre de 2024, a receita do Nubank cresceu 64% em base neutra de câmbio na comparação com o mesmo trimestre de 2023, para US$ 2,7 bilhões, um novo valor recorde.
No período, conquistamos 5,5 milhões de clientes, chegando a 99,3 milhões ao final de março nos três países em que operamos – Brasil, México e Colômbia. Somente o Brasil somou 91,8 milhões de clientes ao final do trimestre, com crescimento de 22% na comparação com o primeiro trimestre de 2023. Em maio, o Nu anunciou que ultrapassou a marca de 100 milhões de clientes.
Com isso, o Nubank é a quarta maior instituição financeira no País em número de clientes, de acordo com dados do Banco Central do Brasil.
“Em maio de 2024, nós anunciamos a marca de 100 milhões de clientes, um privilégio que conquistamos por meio do nosso foco constante em resolver as necessidades das pessoas com verdadeira inovação de produtos e a mais alta qualidade de serviço", disse David Vélez, fundador e CEO do Nubank.
Esse crescimento veio acompanhado de engajamento, que cresceu novamente: a taxa de atividade foi de 83,2% e a receita média mensal por cliente ativo (ARPAC, na sigla em inglês) aumentou 30% em base neutra de câmbio em relação ao primeiro trimestre de 2023, chegando a US$ 11,40.
E tudo isso sem aumentar o custo para servir cada cliente, que ficou praticamente o mesmo, abaixo de um dólar: US$ 0,9.
“Imprimimos um retorno sobre o patrimônio líquido de 23% para a Nu Holdings, entre as melhores instituições financeiras da América Latina, embora nossa holding continue supercapitalizada e nossas operações no México e na Colômbia ainda estejam nas fases iniciais de atingir a lucratividade", analisou Vélez.
7 fundamentos que ajudam o Nubank a construir uma marca forte
Entenda os principais resultados do Nubank do primeiro trimestre de 2024
Saiba o que significam alguns dos nossos principais números do trimestre.
- Receita: o Nubank alcançou uma receita trimestral de US$ 2,7 bilhões.
- Lucro líquido: o lucro líquido de janeiro a março foi de US$ 378,8 milhões.
- Receita mensal por cliente: o nosso ARPAC (sigla em inglês para Receita Média Mensal por Cliente Ativo) atingiu novo valor histórico, US$ 11,4. Essa métrica de negócio mostra quanto de receita, em média, cada cliente gera mensalmente para a companhia. Enquanto isso, o custo para servir cada cliente, via atendimento, ficou praticamente o mesmo, abaixo de um dólar: US$ 0,9.
- Eficiência: os números mostram que somos uma das instituições mais eficientes da América Latina, com índice de eficiência de 32,1% no trimestre – esse índice mostra as nossas despesas totais divididas pelas receitas. Quanto menor, melhor.
- Crescimento internacional: no México, a base de clientes do Nubank cresceu para 6,6 milhões no trimestre. Após o fechamento do primeiro trimestre, o Nu México anunciou a marca de 7 milhões de clientes. Em apenas um ano após o lançamento da Cuenta Nu, o México ultrapassou o Brasil em correntistas absolutos e penetração da população total, quando comparado ao mesmo momento da operação brasileira. Na Colômbia, o Nu ultrapassou 900 mil clientes e, em apenas quatro meses, mais de meio milhão de pessoas se registraram na lista de lançamento do produto de poupança Cuenta Nu.
- Capital e liquidez: estamos com US$ 2,4 bilhões em excedente de fluxo de caixa na Nu Holdings, e uma razão de taxa de empréstimos por depósito de 40%. Isso significa que, para cada dólar emprestado, temos quatro vezes em depósitos. Tudo isso nos torna muito bem capitalizados e com ampla liquidez.
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