Estudantes com dívida aberta no Fies, o programa de financiamento estudantil, poderão renegociar o valor com descontos a partir de agora. Isso porque tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal seguirão novas regras para a renegociação de débitos, estabelecidas pela Lei 14.375, sancionada em junho de 2022.
As novas regras devem atingir cerca de 1 milhão de estudantes inadimplentes. São considerados inadimplentes aqueles que estão com dívidas atrasadas há mais de 90 dias. Segundo dados do Governo Federal, quase 52% dos estudantes do Fies estão neste grupo e a soma das prestações não pagas chega a R$ 9 bilhões.
Confira mais detalhes abaixo.
Como renegociar minha dívida no Fies?
Para aqueles que possuem dívidas entre 90 e 360 dias de atraso, a medida prevê um desconto de 12% no pagamento à vista, isenção de juros e multas, além de parcelamento em até 150 vezes. Já os que estão no grupo de inadimplentes há mais de 360 dias, o desconto é de 77%.
Estudantes inscritos no CadÚnico ou beneficiários do Auxílio Emergencial têm desconto de até 99%. Nestes casos, o saldo da dívida pode ser parcelado em até dez vezes.
Tanto o Banco do Brasil quanto a Caixa Econômica Federal e outros agentes financeiros do programa devem disponibilizar essa negociação. Segundo a nova medida, o nome dos beneficiários será retirado dos cadastros que restringem crédito logo após o pagamento da primeira parcela.
O valor mínimo de cada prestação é de R$ 200 e a operação pode ser feita diretamente nos canais de atendimento do banco ou agente financeiro onde o contrato foi firmado.
Como renegociar minha dívida pelo Banco do Brasil?
No Banco do Brasil, você pode solicitar a renegociação presencialmente em uma agência bancária ou pela internet, via aplicativo. No celular, você deve acessar a opção
“Soluções de Dívidas” e logo após clicar em “Renegociação Fies”.
Caso você seja um dos mais de 500 mil beneficiários elegíveis para o parcelamento pelo BB, poderá verificar os descontos disponíveis, as opções de parcelamento e também o valor de cada parcela pelo app.
Informações adicionais estão disponíveis no portal do banco ou pelo telefone no número 0800-729-0001. Quem preferir, pode também abrir um atendimento no WhatsApp, pelo número (61) 4004-0001.
Como renegociar minha dívida pela Caixa Econômica Federal?
Na Caixa, todo o processo é feito pela internet. Cerca de 800 mil estudantes serão contemplados. Para saber se você é um deles, basta acessar o site e verificar se o seu perfil está dentro das regras estabelecidas para renegociação.
Após confirmar seu enquadramento nas regras e simular a renegociação, é só gerar o boleto para pagamento da primeira parcela. Quem preferir, pode ainda quitar a dívida de uma única vez. .
Informações adicionais estão disponíveis no site da Caixa ou pelo telefone, no número 0800 726 0101.
Em ambos os bancos, caso o pagamento da renegociação não seja realizado, os estudantes podem sofrer multas e juros moratórios, além de outros encargos previstos em contrato.
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.